21 setembro 2012

Another Note: O Caso dos Assassinatos em Los Angeles

"O terceiro é uma questão mais sutil. Até o caso se encerrar, eu me reduzo a um olho abstrato. Pense que esse olho abstrato usa este corpo - eu - para andar por aí. É tolice esperar coisas como conduta social adequada ou reações humanas a uma entidade como essa."

               Olá meus seres queridos, tudo ok? Vamos fazer a resenha deste livro que, na verdade, não é bem chamado de livro. Trata-se de uma Light Novel.

               Uma light novel nada mais é do que uma história baseada em um mangá, em formato de livro. E pelo nome da postagem, acho que muitos perceberam que se trata de uma história baseada na renomada série Death Note. Vamos começar a resenha, mas antes vou dar uma dica: Você não precisa conhecer o mangá para ler, porque a história é a parte.

Título Original: Death Note Another Note: The Los Angeles BB Murder Cases (アナザーノート — ロサンゼルスBB連続殺人事件)
Gênero: Light Novel
Autor: Nisio Isin (Obra original: Tsugumi Ohba e Takeshi Obata)
Editora: JBC
Nota: 4/5 estrelas

Sinopse: L, o maior detetive do mundo, está de volta para desvendar uma série de mortes ocorridas em uma das maiores cidades dos Estados Unidos, colocando-o no encalço de um serial killer frio e calculista, que aterroriza a cidade com violentos assassinatos que a polícia local se mostra incapaz de solucionar. Para decifrar as misteriosas pistas deixadas pelo criminoso, L conta com a ajuda da agente do FBI Naomi Misora, travando um sofisticado combate intelectual com o assassino. Porém, em meio às investigações, uma estranha conexão do assassino com o próprio L vem à tona, tornando o caso ainda mais complexo e imprevisível.
               Comecemos. A light é um prelúdio de Death Note, ou seja, apenas os dois personagens citados na sinopse retornam. A ideia inicial do livro foi a partir de um comentário feito dentro do próprio mangá, onde Misora revela ter participado de um caso com L anteriormente. A única coisa que é preciso saber é que L é o melhor detetive que existe e que o mesmo assume outras identidades, a mais conhecida sendo Ryuzaki.

               A estória é contada por Mihael Keehl, um garoto que é criado para ser um possível sucessor de L. No início temos um prefácio onde Mello (como Mihael é conhecido) revela ser o narrador. Na narrativa, Los Angeles é aterrorizada por um assassino conhecido como Beyond Birthday, ou simplesmente BB. BB ficou conhecido por não deixar rastros de sua identidade, mas sim pistas bem misteriosas sobre sua próxima vítima. Como o nível destas pistas são de dificuldade extrema, L e Naomi são chamados.

               Ambos decifram as pistas com pensamentos sobrenaturais. Para se ter uma ideia, em um dos casos (se não me engano o primeiro), eles chegam à conclusão que a posição da vítima se refere à um relógio e que esta é a hora em que o próximo assassinato ocorrerá. As teorias dão muitas voltas, uma hora uma teoria sobre a vítima é feita e logo depois é tudo jogado fora em favor de outra. É um pouco complicado de se entender, mas vale muito a pena.

               O único problema é que o final fica um tanto quanto previsível: Mas o que dá para reparar também é que o foco não é o assassino em si, mas sim o psicológico de Naomi em relação ao estranhíssimo detetive, que faz deduções um tanto quanto complexas e suspeitas.

               Uma boa história para quebrar a cabeça e com um final um tanto quanto surpreendente (não em relação à identidade de BB, mas sim seu objetivo), o livro é tão bom e lógico quanto a série que o inspirou.

Nenhum comentário :

Postar um comentário